Mousse de Maracujá

Mousse-01
Mousse em francês significa “espuma”. E um mousse bem feito é exatamente isso, uma espuma, leve, macia…Adoramos mousse, de todos os tipos. Mesmo os salgados!
Historicamente, acredita-se que o mousse tenha vindo de Roma, de uma mistura batida de mel e vinho, chamada muslum. Existem referências que o muslum podia ser feito também com uma mistura de mel, leite e frutas. 
Existem registros que informam que a palavra mousse foi primeiramente usada para uma sobremesa na Inglaterra, nomeando um doce aerado. Apenas no século XIX a palavra teria sido atribuída ao doce na França. Ainda assim, são os franceses os criadores do mousse como conhecemos hoje.
O mais tradicional dos mousses franceses é o de chocolate (mousse au chocolat), cuja criação é atribuída ao pintor francês Henri Toulouse-Lautrec! Quando criou a sobremesa, ele a chamou de “maionese de chocolate”. (Lautrec também criou o coquetel “Terremoto” [Tremblement de Terre], que já foi proibido várias vezes e até declarado perigoso para a saúde pública! Consiste em uma mistura de 1/2 parte de absinto, 1/2 parte de conhaque, batido com gelo em uma coqueteleira).

Moulin Rouge, Toulouse-Lautrec

O mousse com sabores de frutas é feito pelo mundo todo e normalmente se adapta à flora regional. Com inclinação para frutas ácidas, é comum o mousse de pêra na Ásia, de amora, framboesa e morango na América no Norte, de tâmara no oriente.
No Brasil, foi adaptado para vários sabores, como limão, manga e maracujá.

O de maracujá é o nosso preferido, e a receita que vamos ensinar é bem bonita além de deliciosa!!
(E, para quem se preocupa com isso, não, a gelatina não será misturada ao mousse, ele vai ficar firme sozinho, a gelatina tem outra função!)

Ingredientes
1 pacote de gelatina de limão
1 pacote de gelatina de maracujá
1 lata de leite condensado
A mesma medida de creme de leite
A mesma medida de caldo de maracujá. (Algumas pessoas preferem comprar o suco concentrado de maracujá e alguns são até bons. Mas o melhor mesmo é comprar a fruta)
Dica
Se você quiser usar o suco real da fruta, tem uma maneira bem fácil de separar o caldo dos caroços, sem quebra-los. O caroço quebrado deixa o suco amargo.
Faça assim: Corte os maracujás ao meio e raspe com uma colher todo o conteúdo, polpa e sementes, diretamente para dentro do liquidificador. Tente não arrancar também a parte branca, apenas a polpa laranjada e os caroços. A quantidade depende muito do tamanho e idade do maracujá, mas se você tiver meia dúzia deles, vai dar a medida com sobra para um suquinho!
Coloque também no liquidificador 1/4 de copo de água gelada. Agora, para separar o caldo, ligue e desligue o liquidificador bem rapidamente. Ele não deve ficar ligado nem por um segundo. Ligue e desligue, várias vezes. Tem que ser assim, para não quebrar os caroços. Faça isso por diversas vezes, até notar que os caroços estão indo para o fundo do copo do liquidificador. Essa é a hora de passar o líquido pelo coador. Se notar que ainda sobrou muita polpa, leve essa polpa de volta para o liquidificador, mais um pouquinho de água gelada e faça novamente o processo de liga-desliga.

Modo de fazer
Primeiro, com duas horas de antecedência, prepare a gelatina de limão e distribua pelas taças. Eu uso uma colher, para não espirrar muito. Nessa receita, com taças de vinho, foram 6 colheres de sopa em cada taça. Uma boa alternativa é fazer a gelatina com um pouco menos de água do que a receita pede. Dissolva em apenas 200 ml de água (e não 250) e na hora de colocar a água fria, troque os 250 ml por 200, de novo. Isso faz uma gelatina mais firme e que endurece mais rápido.
Coloque as taças na geladeira e espere a gelatina endurecer.

Quando a gelatina de limão já estiver dura, faça o mousse.Bata o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá (sem sementes!) no liquidificador, por uns 5 minutos. Deixe bater bastante para a massa ficar bem aerada. Quando ele endurecer, ficará bem fofinho.
Tire do liquidificador diretamente para as taças. Derrame com cuidado, para não furar a gelatina. Essa quantidade foi suficiente para oito taças, mas como o tamanho delas pode variar, compensa medir tudo antes.

Volte as taças para a geladeira e deixe descansar por uns 20 minutos.
Faça agora a gelatina de maracujá, seguindo a mesma regra de colocar um pouco menos de água.
Quando ela estiver bem misturada, pegue novamente as taças e, usando uma colher, coloque LENTAMENTE a gelatina sobre o mousse. Com o mousse bem batido, ele fica muito aerado e se a gelatina cair com força, vai fazer furos no mousse e misturar. Coloque a gelatina com cuidado, derramando com colher pelas laterais da taça. Se fizer devagar, não vai misturar.
Volte para a geladeira e sirva quando a gelatina estiver firme!
Não é só gostoso, é lindo!!

Observação; gelatina reage com massas feitas a base de leite. Se demorar para comer o mousse, parte da gelatina que fica em contato com ele vai liquefazer. Não estraga o mousse nem muda o gosto, mas fica aquela “agüinha” e não achamos legal. Se pretende fazer para deixar guardado na geladeira por alguns dias, é conveniente colocar um pouco de gelatina na mistura do mousse. Tanto faz se for gelatina sem sabor ou de maracujá. E pode ser bem pouquinho, uma colher de sopa de gelatina já derretida deve bastar. Se tiver gelatina no mousse, a gelatina de fora não reagira com ele e não vai haver “agüinha”.


0 comments:

Postar um comentário