Gelatina em Cubos


Essa é uma sobremesa bem fácil de fazer, e fica muito bonita ao servir.

Você vai precisar de vários pacotes de gelatina, de todas as cores que conseguir encontrar. Normalmente eu compro 5 ou 6, para ficar bem colorido. Você encontra amarelo, alaranjado, vermelho, roxo, azul e verde. Algumas dessas cores tem variações, como o vermelho (entre morango e cereja), alaranjado (entre laranja e maracujá) e roxo (entre uva e amora). Compre os sabores que preferir, mas faça uma boa mistura de cores.

Então, o que você vai precisar: 


INGREDIENTES
  • 5 ou 6 (ou 7 ou 8…) pacotes de gelatina com sabor, cores variadas.
  • Um pacote de gelatina branca sem sabor. (Algumas marcas de gelatina sem sabor vem com dois pacotinhos juntos. Se encontrar dessas, use os dois pacotinhos)
  • Uma lata de leite condensado
  • Uma lata de creme de leite.
  • Várias vasilhas para colocar as gelatinas.
  • Uma vasilha grande para preparar a sobremesa. Se for de vidro fica ainda mais legal!
  • Bastante espaço na geladeira.

MODO DE PREPARO

A coisa toda é bem simples. Faça todas as gelatinas, menos a sem sabor. Essa vai ser usada mais tarde. Coloque cada uma delas em uma vasilha diferente.
Para a sobremesa ficar mais firme, as gelatinas devem ser feitas com um pouco menos de água do que é sugerido na caixinha. Normalmente, a instrução diz para dissolver em 250 ml de água fervente e depois acrescentar mais 250 ml de água fria. Use só 200 ml de água fervente e 200 ml de água fria. Isso vai fazer a gelatina ficar mais durinha
.

Dê preferência por usar vasilhas de fundo mais largo, para facilitar cortar os cubinhos.
Lembre de dissolver bastante a gelatina, até não ficar mais grãos boiando. Se não for bem dissolvida, a gelatina costuma criar uma camada dura no fundo da vasilha.
Quando todas as gelatinas estiverem nas vasilhas, coloque-as na geladeira para endurecer. Leva em média umas duas horas (Mas vai depender da geladeira, então tenha paciência. Se deixar passar a noite, na manhã seguinte estarão todas prontas, com certeza).


Ficaram prontas: Retire as vasilhas da geladeira, e com uma faca, corte as gelatinas em cubinhos. Eu uso uma faca fina de ponta, e faço vários riscos na horizontal e vertical. Quando estiverem cortadas, despeje os cubinhos em uma vasilha maior. Eu não tenho uma de vidro grande e funda, mas se você tiver, fica bem legal. Coloque todas as gelatinas já cortadas em cubinhos nessa vasilha.

(Eu moro em uma cidade muito quente, Palmas, no Tocantins. Se você também convive com muito calor, guarde os cubinhos já misturados novamente na geladeira, até preparar o creme branco. Se estiver muito quente, os cubinhos começarão a derreter.)

Para o creme branco, faça assim: Em uma vasilha, misture o leite condensado com o creme de leite. Bata bem, com uma colher, até ficar homogêneo. Prepare a gelatina sem sabor, conforme explicado na caixinha. Quando ela estiver BEM dissolvida, deixe esfriar um pouco.Coloque a gelatina sem sabor já dissolvida no creme feito com o leite condensado e o creme de leite. Misture bem, até ficar uniforme. Pegue de volta a vasilha com os cubinhos de gelatina e derrame o creme branco delicadamente sobre eles. 
Com uma colher, misture gentilmente os cubinhos dentro do creme branco. É importante que as cores fiquem bem misturadas e o creme branco bem espalhado. Devolva a vasilha para a geladeira, por mais umas duas horas. Quando estiver firme, estará pronto para servir. Fica muito bom com frutas cítricas, mas eu prefiro pura. Espero que gostem!

Um comentário: