Chili e Guacamole

Chili-guacamole

Gostamos muito de experimentar novos sabores. Thâmara gosta muito de comida japonesa, eu tenho uma queda forte pela chinesa.
Essa procura por novos sabores já nos levou para alguns não muito legais e para outros que passamos a amar!
É o caso da culinária mexicana. Simplesmente adoramos comida mexicana! 

O chili (com um “L” só) é o nome de uma pimenta mexicana, comum na maioria dos pratos salgados de lá.

chili-peppers

(A pimenta chili é uma parente da nossa pimenta malagueta, o sabor é bem similar. Para replicar o sabor, amasse 2 pimentas malagueta e uma pimenta Dedo-De-Moça. O gosto fica idêntico.)

A receita típica original mexicana, é chamada de “Chili con Carne”, preparada basicamente com temperos regionais, chili, feijão e carne. Ela pode ser feita tanto com carne de vaca quanto com carne de porco. Sua origem se perde no passado do país, mas existem referências que a datam com mais de mil anos!

Com o passar do tempo, houve alterações na receita original tanto por parte do espanhóis colonizadores quanto por parte dos vizinhos americanos. Mesmo dentro do México, a receita foi sendo modificada, quer por razões geográficas ou sociais. Quando os americanos começara a produzir a receita em seu país, mudaram o nome para “Chili and Beans” (pimenta e feijão) e eventualmente Chili-beans. Uma das explicações para isso é que a receita americana nem sempre continha carne. Eventualmente, o nome do prato foi reduzido apenas a “Chili”, o que ainda hoje gera alguma confusão.

Ainda nos Estados Unidos, existe uma outra versão do Chili, que é feito SEM o feijão! É chamada de “Chili ao Estilo do Texas” e é basicamente carne com chili, tomates e temperos. Existe também uma variação mexicana chamada “Três Feijões” que com o nome indica leva 3 tipos de feijão e não usa carne.

O Chili é normalmente acompanhado por “tortillas” um tipo de biscoito de milho, bem sequinhos. Eu costumo substituir as tortillas (que não encontro para comprar e que eu acho difíceis de fazer) por “Doritos Nacho” ou “Doritos Queijo Nacho”. Eles são bem similares às tortillas e bem mais fáceis de encontrar. Se for comprar, use sempre os “Nachos”, do saquinho vermelho!

8b320ca2e84eaec0a565a6da43a78cfe327440fd

Um prato que normalmente acompanha o Chili é a Guacamole, receita azteca a base de abacate, cebola e tomates. A afinidade entre as duas comidas é tão grande, que uma outra comida tradicional mexicana, os Tacos, são feitos com guacamole e chili, servidos em camadas em uma “tortilla” macia. Embora os tacos sejam feitos com variações imensas, que vão desde camarões a lingüiças, os tradicionais usam guacamole e chili original.

Assim, decidimos colocar as duas receitas no mesmo post.

Por ter mais passos em sua confecção, vamos começar com o Chili. Optamos por uma receita clássica, com algumas pequenas variações modernas, como o queijo prato.

chili-con-carne-cooking-club-size

CHILI
Ingredientes

1 colher de sopa de azeite

1 cebola ralada ou bem picada

4 dentes de alho amassados

1 colher de chá de orégano

1 folha de louro

300 g de carne moída

2 xícaras de chá de purê de tomate

1 colher de café de cominho

2 xícaras de chá de feijão cozido (escorrer o caldo) (Feijão roxo, roxinho ou vermelho)

1 colher de sopa de salsa picada

Molho de pimenta

4 colheres de sopa de queijo prato ralado grosso

 

Modo de Preparo

1. Aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola e o alho. Quando estiver ficando dourado, acrescente o orégano e o louro. Refogue mais um pouco e adicione e a carne moída. É importante que fique misturando até a carne fritar, para ficar soltinha. Frite por uns 5 minutos. 

2. Junte o purê de tomate e o cominho. Misture bem e deixe ferver até engrossar um pouco.

3. Acrescente o feijão, bem escorrido e a salsa picada. Abaixe o fogo e deixe ferver por mais 10 minutos.

4. Adicione o molho de pimenta, misture bem e desligue o fogo.

5. Passe para uma vasilha refratária e polvilhe o queijo prato ralado. Sirva quente!

Observação! Essa receita NÃO LEVA sal! O sal virá das “tortillas”, ou no nosso caso, dos Doritos!
Se optar por não comer com tortillas ou doritos, acrescente sal a gosto.

    Guacamole

GUACAMOLE

Ingredientes

· Abacate 1 unidade, sem caroço e descascado.

· Tomate 1 unidade, sem pele e sementes, cortado em cubos

· Cebola 1/2 unidade, bem picadinha

· Chilli 1/2 unidade, picada (ou uma pimenta malagueta e meia dedo-de-moça, picadas)

· Limão 1/2 colher de sopa do suco

· Coentro 1/2 colher de sopa, picado

· Sal   a gosto

Modo de Preparo

1. Em uma tigela amasse a polpa do abacate com um garfo.

2. Acrescente os tomates, a cebola, as pimentas, o coentro e o suco de limão. Misture bem.

3. É melhor preparar a Guacamole duas horas antes de servir, para ficar frio. Porém o abacate, uma vez aberto, tende a escurecer. Para evitar que isso aconteça, mantenha a mistura em um recipiente com tampa hermética, juntamente com o caroço de abacate.

Costumamos usar os doritos para fazer mini-tacos, forrando com guacamole e cobrindo com chili. Já vi gente usar massa pronta de pastel, para fazer tacos e enchiladas. São boas idéias, na falta de tortillas.

Um comentário: