Abacaxi Recheado com Frango à Masala


Então aparece um vídeo no Facebook e pronto, você está com fome!
E essa não era uma fome qualquer. Era de um vídeo com um abacaxi recheado com franco e enrolado em bacon!!


Fui procurar a receita e ela é, originalmente, indiana.

Aí, começou a complicar. Ela pede um tempero chamado “Masala”, na verdade, o “Garam Masala”.

Masala é o nome que se dá a uma mistura de temperos, e existem diversos “masalas”, com vários componentes.
Achei uma boa receita, mas tive que adaptar. Então, fizemos um “Netham Masala”, ou o “Masala do Neto e da Thâmara”.

A receita que achei, já adaptada, é essa:

1 colher (sopa) de cominho em pó
1 1/2 colher (chá) de coentro em pó
1 1/2 colher (chá) de gengibre em pó
1 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó
1/2 colher (chá) de pimenta calabresa em flocos
1 colher (chá) de sal

Eu não tinha gengibre em pó, então eu torrei o que eu tinha na frigideira e depois coloquei tudo em um pilão e pilei até a maior parte ter virado pó. Usei só a parte em pó mesmo para temperar.

(Talvez esse trabalho todo não seja necessário; pode-se simplesmente temperar com tempero completo, por exemplo. Eu queria o sabor mais próximo possível do sabor da receita original, mas tiver que fazer adaptações, então acho que colocar o tempero de sua preferência vai apenas personalizar a receita, não estragar.)

Enfim...


Ingredientes
1/2 quilo de peito de frango, sem pele e sem ossos, cortado em tiras
Masala ou o tempero de sua preferência
2 abacaxis não muito grandes
6 fatias de bacon (cobrem um abacaxi)
4 fatias de presunto (cobrem um abacaxi)
Molho barbecue
Palitos de dente



Modo de fazer
Temperei todas as tiras de peito de frango com a “Netham Masala” e deixei descansar um pouco, enquanto descascava os abacaxis.

Usei 2 abacaxis, porque os que eu tinha eram pequenos. Preservei a parte de cima e a parte de baixo da casca dos abacaxis, para usar depois.

Uma vez descascados, retirei aquela parte dura do centro dos abacaxis com uma faca comprida e fina. Aproveitei para abrir um pouco mais o buraco no centro dos abacaxis e assim, caber mais carne.
(Comi os miolos dos abacaxis, que quando menino, aprendi que se chamavam “picolés”.)


Coloquei as tiras dentro dos abacaxis e aprendi que é melhor colocar várias de uma vez, e não uma por vez. Fica MUITO difícil empurrar outra, quando já tem uma lá dentro. Até considerei congelar as tiras, para coloca-las com mais facilidade dentro do abacaxi, mas depois concluí que isso poderia afetar o tempero e descartei a ideia do congelamento.

Então, tente colocar o máximo de tiras de uma única vez e se ainda houver espaço, deite o abacaxi de lado, abra espaço com os dedos e coloque outra tira de peito de frango.


Tente não encher demais, para não rachar o abacaxi.

Uma vez recheados, eu os embrulhei, um com bacon e outro com presunto. Usei palitos de dentes para manter as carnes fixas ao redor dos abacaxis.



Estando cobertos, eu passei molho barbecue sobre o bacon e o presunto, com um pincel macio (Na verdade, Ana Carolina, minha filha, passou o molho, para que eu pudesse fotografar).


Uma vez cobertos com molho barbecue, eu os deitei de lado e coloquei de volta a parte de cima e de baixo dos abacaxis, prendendo-as também com palitos de dente.


Colocar essas partes de volta não é apenas uma questão estética; elas servem para tampar os dois extremos do abacaxi, impedindo que o frango saia de dentro ou torre demais.
Deixei por uma hora no forno, em 200° de temperatura. Visualmente, quando o bacon estiver bem sequinho, é hora de tirar.


Ficou sensacional!!
Com bacon fica mesmo mais saboroso, mas com presunto fica light.
Na próxima vez vamos testar com carne de porco.
Pela opinião de minha filha, linguiça calabresa e queijo mussarela deve ficar bom também!  


Bom apetite!

0 comments:

Postar um comentário