Carne Gelada


Essa receita é da minha mãe. Devem haver similares, mas essa foi criada por ela, até onde eu sei.
Em casa nós a chamamos de “Lagarto Gelado” mas minhas filhas sempre riam quando eu dizia que o nome da receita era “Calango Resfriado”.
E não, não é feito com carne de réptil, é com uma parte do boi chamada Lagarto.

É uma receita ótima para dias quentes. Pode ser servida como refeição ou no lanche da tarde.
E é sempre legal abrir a geladeira de madrugada e achar uma coisa dessas lá dentro, esperando!

Eu gosto de comer com pão francês, mas funciona também com pão sírio, pão de cachorro quente e mesmo sem acompanhamento. Muito versátil e saborosa! 


Ingredientes

1 Lagarto (o tamanho varia muito, mas deve pesar entre um quilo e um quilo e meio)
6 Cebolas grandes
Uma Xícara de Vinagre
Folhas de Louro
Cravo
Sal
Azeite
Papel Alumínio










Modo de Fazer
Cozinhe o lagarto em 1 xícara de vinagre e uma xícara de água, alguns dentes de cravo e folhas de louro.
Cozinhe em fogo baixo por pelo menos uma hora, até você furar a carne com uma faca e não sair sangue. Reserve o caldo.

Retire a carne da panela e a embrulhe, ainda inteira, em papel alumínio e coloque no congelador. Ela não precisa ficar realmente congelada, mas deve ficar bem firme. Eu normalmente deixo passar a noite no congelador.
Enquanto a carne congela, fatie as cebolas e as frite em azeite, rapidamente. Deixe fritar por uns 5 minutos e acrescente o caldo que sobrou do cozimento da carne. Misture bem com as cebolas e acrescente sal, se achar necessário. O molho vai ficar ligeiramente ácido. Deixe esfriar em vasilha tampada. Pode guardar na geladeira até a carne estar congelada.
Tire a carne, já dura, do congelador e fatie em pedaços finos, o mais fino que você conseguir. Se tiver uma máquina de fatiar, melhor ainda. Eu uso uma faca de bom corte.
Forre uma pirex com um pouco do molho, coloque uma camada da carne fatiada por cima e cubra com mais molho. Vá fazendo camadas, com atenção para que todas as fatias de carne fiquem em contato com o molho.
Guarde de volta na geladeira e está pronto para servir! Essa receita tem vantagens bem legais. Porque tem uma boa quantidade de vinagre, a carne se mantem íntegra e boa para comer por vários dias, como uma conserva. É ótima para comer vendo TV e para oferecer a visitas!!








0 comments:

Postar um comentário