Bolo de Cenoura


OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Existem várias receitas diferentes de Bolo de Cenoura.
A americana, por exemplo, leva passas, nozes, canela e a cenoura é apenas ralada, não triturada.
Uma receita portuguesa leva coco ralado e laranja!
Existem várias receitas de bolos por toda a Europa que usam cenoura. Acredita-se que na idade média, o açúcar de cana, caro e raro, era muitas vezes substituído por raízes adocicadas, como a cenoura. Assim, muitos bolos que não são conhecidos como “bolo de cenoura” levam essa raiz.
Na Inglaterra os “carrot puddings” (Pudins ou bolos de cenoura)  começaram a aparecer nos livros de receitas em meados do século XVIII.
Durante a Segunda Guerra Mundial, bolos e sobremesas voltaram a usar cenouras, pela dificuldade em se obter açúcar (Açúcar era conseguido também de batatas e beterrabas).

“O bolo de cenoura como conhecemos hoje no Brasil é recente, deve ter uns 30 anos. Pesquisei diversos livros brasileiros que vão de 1933 a 1965 e não achei nada. Nenhuma receita de bolo de cenoura”, disse Marcelo Bergamo, coordenador do curso de gastronomia da Universidade Metodista de São Paulo.
Pode ser.
A receita que eu tenho, minha mãe aprendeu com minha avó, o que coloca sua existência em um período anterior aos tais 30 anos, mas talvez a explicação seja que a receita de minha avó, de tão simples, não tenha ido parar em nenhum livro pesquisado pelo professor Bergamo.

Essa receita de minha avó é simples e rápida, como acho que toda receita deliciosa deveria ser.

INGREDIENTES:
1/2 xícara (chá) de óleo
3 cenouras médias raladas
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou Nescau
1 xícara (chá) de açúcar
5 colheres de leite (dependendo de como se quer a calda)
MODO DE PREPARO:
Bata tudo no liquidificador, primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, depois os outros ingredientes misturando tudo, menos o fermento.
Deixe para misturar o fermento
lentamente, com uma colher.
Coloque a massa em uma forma untada com manteiga e farinha e asse em forno pré aquecido (l80ºC) por 40 minutos.
Espere o bolo estar pronto, para fazer a cobertura.
Assim que tirar o bolo do forno, faça a cobertura:

calda-de-chocolate-simples
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve a fogo baixo, mexendo sempre.
Quando formar uma calda, retire do fogo e coloque sobre o bolo ainda quente.
Se deixar a calda tempo demais no fogo, ela vai ficar dura, criando uma casquinha sobre o bolo. Eu gosto!
Se preferir a calda mais molinha, como um líquido grosso, acrescente à mistura as 5 colheres de leite. Ela fica escorrendo e eu também gosto muito!!

Eu faço em forma retangular, mas funciona também naquelas furadas ao meio.
Eu coloco a calda sobre o bolo antes de corta-lo, mas você pode cortar em cubos primeiro e cobrir cada parte com a calda, depois!
E você ainda pode cortar o bolo ao meio, na horizontal, e rechear com a calda! Nesse caso, dobre a receita da cobertura!!


bolo de cenoura com cobertura de chocolate durinha

















0 comments:

Postar um comentário