Pudim de Pão




Essa receita eu aprendi com minha mãe.
Sempre achei que fosse uma receita de família, tinha até um certo orgulho disso.
Um dia, perguntei para minha mãe quem tinha inventado a receita. Esperava um daqueles casos longos, que envolvem a árvore genealógica da família.
Mas não, ela aprendeu a fazer, ainda solteira, no rótulo de uma lata de Leite Condensado...
Meio frustrante, mas o que vale é o sabor!
Achei uma propaganda antiga do Leite Moça, da época em que minha mãe aprendeu a fazer esse pudim!! 

(Não estou recebendo nada da Nestlé para colocar essa imagem aqui, minha intenção foi motivada por curiosidade e vontade de informar. Mas estou disponível para receber patrocínios, viu Nestlé??)

É uma receita bem simples, barata e rápida de fazer

Ingredientes
·        1/2 xícara de chá de açúcar
·        1 lata de leite condensado
·        2 medidas de leite (usar lata de leite condensado como medida)
·        3 pães (do tipo francês)
·        4 ovos
·        1 colher de chá de canela em pó.
·        1 vasilha de pudim, essas com um furo no meio, que possa ir ao forno a gás.
Para a cobertura, 1 xícara de açúcar.

(para memorizar, eu uso o padrão 1, 2, 3, 4. “1 lata, 2 leites, 3 pães, 4 ovos”...)

Modo de fazer
Vamos fazer a calda primeiro. Coloque a xícara de açúcar em uma panela larga e leve a fogo brando, mexendo lentamente, até derreter e ficar dourado. Quando não tiver mais pedacinhos de açúcar, acrescente meia xícara de água e mantenha em fogo baixo, até derreter novamente.
Assim que estiver líquido novamente, coloque na forma e deixe descansar.


Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até não ter mais pedaços reconhecíveis do pão. Para facilitar, eu parto os pães em pequenos pedaços, mas quem tem liquidificador potente não precisa se preocupar com isso.
Quando estiver bem batido e homogêneo, despeje sobre a calda. Cubra com papel-alumínio e leve a forma ao forno médio (180º C), preaquecido, em banho-maria, por cerca de 2 horas.
Teste com uma faca para ver se já está bem firme.
Espere o pudim esfriar e leve à geladeira por cerca de 2 horas. Desenforme com cuidado e sirva gelado.

Serve de 6 a 8 pessoas.

(As fotos foram pegas na internet, porque eu me esqueci de fotografar...
Não achei os nomes dos donos das fotos, então se alguém souber e me passar, eu coloco os créditos. E se algum dono das fotos não as quiser aqui, me avise que eu removo!)

0 comments:

Postar um comentário