Antes da receita, um poquinho de história:
O Panettone como o conhecemos foi criado em Milão, Itália. A receita atual vem de um registro feito em 1919, por Angelo Mota, que modificou uma receita mais antiga. “Panetto” significa pão em italiano e o sufixo “one” é um superlativo, como o nosso “ão”. Panettone, então, quer dizer “Pão Grande”, literalmente “Pãozão”
A origem do pão original, que inspirou a criação do Panettone, remonta ao Império Romano, onde era feito com fermento, frutas e mel.
Existem muitas lendas, entretanto, para o nome. São lendas, mas acrescentam uma aura pitoresca.
Uma delas diz que o Panettone foi criado no século XVIII para a ceia dos cardeais na noite de natal. Se chamaria "Pane di Tono" ou “Pan del Ton” (Bolo de Luxo).
Outra lenda narra, em uma história de amor do século XV, que a jovem Adalgisa, filha de um padeiro chamado Toni, se apaixonara pelo nobre Ughetto Atellani. O nobre, também tomado pela paixão, se disfarça de padeiro e inventa o panettone, nomeando-o com o nome do futuro sogro e, com isso, enriquece a família de sua amada.
Nessa versão, o Panettone se chamaria, originalmente, “Pan de Toni”.
Já a “Torrada Francesa” (também conhecida por “Torrada Cigana” e “Omelete de Pão”) tem origem mais simples e mais antiga. Historiadores encontraram referências sobre ela em escritos do século IV. Acredita-se que tenha sido criada na Espanha ou França, mas é uma receita tão simples que ambas versões podem estar corretas.
No século XV, a torrada era chamada “Pain Perdu”, e era feita para aproveitar o pão que já não servia para comer. Esse nome é usado até hoje na França.
No Brasil e em Portugal, existe uma versão bem parecida chamada Rabanada. As diferenças são mínimas, já que a Torrada Francesa é extremamente versátil, pode ser doce ou salgada, pode ser a refeição ou parte dela.
Por padrão, a Torrada Francesa é feita com pão frances amanhecido. Mas, claro, funciona também com pão de cachorro quente, pão de forma, pão italiano. Lliteralmente, qualquer tipo de pão.
Esse que vamos mostrar é feito com fatias de Panettone, e nós absolutamente AMAMOS o sabor!
E é uma refeição! Uma fatia é como um almoço!!
Ingredientes
Uma fatia de panettone (mais ou menos um centímetro de espessura)
Um ovo para cada torrada
Três colheres de sopa de leite para cada torrada
Uma pitada de sal, outra de pimenta do reino, outra de canela em pó
Manteiga ou azeite para fritar
Modo de Preparo
O panettone tem que ser cortado em discos. A parte de cima não serve para fazer a torrada. Tire a parte de cima.
Tire aparte de cima do panettone Corte discos de aproximadamente um centímetro de espessura, tantos quantas sejam as torradas que você queira fazer.
Discos de panettone
Bata o ovo (ou ovos) com o sal, pimenta do reino e canela em pó.
Ovos com condimentos Bata com garfo ou fuê até unificar. Quando estiver bem batido, coloque as fatias de molho, rapidamente. Não deixe encharcar, mas tenha certeza que os dois lados estão bem molhados.
Derreta a manteiga ou coloque o azeite na frigideira, e espere aquecer um pouco.
Coloque a fatia para fritar, como se fosse um bife!
Frite igualmente dos dois lados
Frite em fogo baixo, para não ficar com ovo mole por dentro. Não aperte enquanto estiver fritando. Se apertar, ele não fica fofinho.
Quando estiver bem frito dos dois lados, está pronta!
Sirva com geleia, mel, frutas em compotas ou com requeijão cremoso.
Lembre-se que o panettone é um pão doce, então observe a quantidade de cobertura que vai usar. Algumas geléias, como a de morango, já são muito doces. Convém usar pouca cobertura ou alguma menos doce.
Mas funciona muito bem também com presunto, peito de frango ou peito de peru. Essa é mesmo uma daquelas iguarias para se comer com as sobras do natal!
0 comments:
Postar um comentário